Best Cars Web Site
Comparativo

Prontos para qualquer terreno

Potentes, robustos e luxuosos, estes quatro SUVs brigam
no asfalto e fora dele pela superioridade no segmento

Ford Explorer Limited Jeep Grand Cherokee Limited
Mitsubishi Pajero Full GLS Nissan Pathfinder SE
Texto: Fabrício Samahá - Fotos: Fabrício Samahá e divulgação

Você juntou R$ 120 mil para comprar um automóvel e, apesar dos persistentes conselhos do Best Cars Web Site (saiba mais), optou mesmo por um utilitário-esporte. Aparecem quatro opções: o conhecido Jeep Grand Cherokee Limited, com motor V8 de 4,7 litros e 220 cv; o líder de vendas norte-americano Ford Explorer Limited, também com V8, mas de cinco litros e 218 cv; o recém-reformulado Mitsubishi Pajero Full GLS, cujo V6 tem 3,5 litros e 202 cv; e o mais modesto Nissan Pathfinder SE V6, de 3,3 litros e 170 cv.

Apesar das linhas defasadas -- e em vias de substituição nos EUA -- o Explorer cativa pelos detalhes de conveniência, como gravador de mensagens, código para destravamento das portas e a possibilidade de se ouvirem três fontes diversas de áudio

Escolher pelo preço (confira os valores), potência ou mesmo pela preferência de jogadores de futebol e cantores de pagode pode não ser o melhor método: é preciso contar com o parecer de quem conhece automóvel e já os dirigiu em condições variadas, no asfalto e fora dele. Os quatro já foram avaliados no BCWS, mas não lado a lado como agora.

Todos trazem de série ar-condicionado, tração integral, duas bolsas infláveis frontais (também laterais no Ford e Nissan), freios antitravamento (ABS), revestimento interno em couro, apliques que imitam madeira,
controle automático de velocidade e comandos elétricos para quase tudo. E de resto, que diferenças nos aguardam?

Concepção e estilo
Estilo do Grand Cherokee é dos mais modernos do segmento, no qual desfruta de grande prestígio. A nova geração conquista pelo interior mas mantém os eixos rígidos, que sacrificam conforto e estabilidade em nossos pisos
O Explorer é o único com chassi separado da carroceria. Nos demais é adotado monobloco, preferido pela leveza e melhor comportamento dinâmico. Apenas o Pajero oferece sete lugares, trazendo um banco adicional que se aloja no assoalho do porta-malas quando desejado.

Grand Cherokee e Pajero são os mais recentes (1998 e 1999, na ordem, em termos internacionais) e claramente mais modernos em estilo. O primeiro é mais sofisticado e o outro mais robusto, mesma diferença encontrada entre os dois mais antigos -- o Explorer e o Pathfinder. Dos quatro, só o Ford teve apresentada uma nova geração (
saiba mais), ainda sem previsão de chegada ao Brasil. Nele e no Pajero se percebem detalhes rebuscados -- frisos, molduras, lanternas -- que mais prejudicam do que contribuem para a aparência.
Conforto e conveniência

São veículos espaçosos, com certa restrição em largura ao Pathfinder. No banco traseiro todos trazem assoalho um pouco alto, sobretudo na posição central. Mas são luxuosos e repletos de detalhes de conveniência.

É do Pajero o ar mais robusto, com estepe externo e pára-lamas salientes; suspensão traseira independente e câmbio manual-automático de cinco marchas são seus trunfos nesta categoria
No Explorer e no Grand Cherokee controlam-se com botões no volante o sistema de áudio, controle automático de velocidade e (só no Ford) ar-condicionado. Apenas no Explorer se podem ouvir três fontes diversas de áudio com o uso de fones de ouvido, gravar mensagens e programar três freqüências para, por exemplo, abrir a garagem e ativar o sistema de segurança de casa. Seus pára-sóis (como os do Pathfinder) são duplos e a porta do motorista pode ser aberta por código numérico.

O computador de bordo do Grand Cherokee fornece configurações para diversas funções do veículo (
saiba mais em comparativo completo com o Explorer), o banco do motorista afasta-se quando a chave é retirada e seus retrovisores podem ser recolhidos em locais estreitos. O Pajero traz no painel um mostrador digital com bússola, altímetro, barômetro e indicador de diferenças de rotação entre as rodas, além de informações de manutenção -- estas também no computador do Explorer.
Modesto em potência mas não em preço, o Pathfinder perde pontos -- apesar do bom acabamento, comportamento dinâmico adequado e linhas ainda agradáveis

Faltam ao Mitsubishi computador de bordo, teto solar e controle automático de temperatura do ar-condicionado. Só no Grand Cherokee são cobrados à parte teto solar e toca-CD (de porta-malas no caso), mas ele traz sofisticado e exclusivo ar-condicionado com comando digital, temperaturas distintas esquerda/direita e sensores de temperatura corporal dos passageiros. Os porta-malas são enormes (não muito no Pathfinder) e, com exceção do Pajero, podem ser acessados pela abertura apenas do vidro traseiro. Continua

Avaliações - Página principal - e-mail

© Copyright 2000 - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados

O Best Cars Web Site estabeleceu comparativos compactos de forma a atender com maior agilidade o leitor, diante da disponibilidade limitada de alguns modelos para avaliação completa. Eles se baseiam em contatos rápidos com os veículos e por isso oferecem menor volume e profundidade de informações.