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Disputa em família

Ágeis e práticos, os picapes Corsa e Strada, de fabricantes
agora associados, revelam diferentes personalidades

Chevrolet Corsa Pickup GL Fiat Strada LX 16V Cabine Estendida
Texto e fotos: Fabrício Samahá

Versáteis, robustos e bem mais baratos que os automóveis de que derivam, os picapes leves -- quase uma exclusividade brasileira -- têm seu espaço garantido no mercado, sobretudo entre os jovens. Segundo a Fiat, mais de 40% dos compradores desses veículos são ex-proprietários de carros pequenos. A vocação meramente utilitária dos primeiros modelos (o pioneiro foi o Fiat Pickup, ainda baseado no 147, no final dos anos 70) converteu-se em um uso de lazer, o que justifica a adição de itens de conforto, motor mais potente e, claro, estilo mais apurado.

As linhas agradáveis, talvez as melhores da categoria nesse aspecto, são um destaque do Corsa Pickup desde seu lançamento, em 1995. Depois dele vieram o Ford Courier, o Saveiro de segunda geração (recentemente reestilizado, no que a Volkswagen espera convencer como terceira geração --
saiba mais), ambos em 1997, e no ano seguinte o Fiat Strada, "neto" do Pickup de duas décadas atrás. Sua versão de cabine estendida chegou em 1999, trazendo inovação ao segmento.

A vocação de lazer fica evidente nestes picapes. Talvez ainda mais no Strada, que já vem com pára-choques e retrovisores pintados, faróis de neblina e, como opcional, cobertura marítima da caçamba

Apesar de certa diferença de idade, os dois modelos têm muito em comum, como motor de 1,6 litro, estilo esportivo e preços próximos nas versões de luxo. O Strada LX 16V de cabine estendida, única opção para este acabamento na linha 2001, custa R$ 21.834 e já vem com equipamentos -- como direção assistida e imobilizador -- que no Corsa Pickup GL (R$ 18.786) são opcionais. Este último, porém, já sai com rodas de alumínio. Completos, podem chegar a R$ 31.247 o GM e R$ 32.558 o Fiat, que então leva vantagem em itens de segurança (veja a lista de equipamentos e opcionais).

É um disputa dentro de casa -- pois as marcas se associaram em âmbito mundial em março último -- mas não menos interessante. Acompanhe.

Embora não neguem a origem nos automóveis Corsa e Palio, os picapes têm caracteres próprios de estilo. A GM insiste em pára-choques pretos para o utilitário, mesmo na versão GL, em busca de aparência mais robusta, enquanto a Fiat vai mais longe: o Strada adota grade e entradas de ar de aspecto agressivo, pára-choque mais parrudo (com pintura parcial e faróis de neblina incorporados) e molduras plásticas nos arcos dos pára-lamas -- com parafusos aparentes, aceitáveis neste tipo de veículo. Embora ainda não acompanhe a reformulação da família Palio, o que deve acontecer no próximo ano, o Strada agrada pelas linhas contemporâneas.

Corsa Pickup é três anos mais antigo, mas tem um dos desenhos mais agradáveis já vistos em picapes leves, com destaque para as proporções harmoniosas da caçamba
Ambos utilizam as portas maiores (e mais pesadas) dos hatchbacks de três portas, ao contrário do Saveiro, que tem as do Gol cinco-portas. Além de mais fácil acesso a objetos (e ao estepe, no Corsa) colocados atrás dos bancos, o estilo fica mais harmonioso, disfarçando o comprimento da caçamba. Este é bem maior no Strada, por conta do enorme entreeixos -- 2,718 metros, 35,8 cm maior que o do antigo Palio --, enquanto o do Corsa é apenas 3,5 cm mais longo que o do resto da família. A versão de cabine estendida do Strada mantém a harmonia de linhas.

Grade protetora do vidro traseiro e suporte para objetos longos na parte posterior do teto -- lembrando um aerofólio -- equipam os dois picapes, mas só o Fiat oferece protetor interno de caçamba (de série) e cobertura marítima (opcional). Também vem com pneus bem altos, 175/80 R 14, que conferem ar mais robusto que os esportivos 185/60 R 14 do oponente. Os novos faróis do Corsa, de
superfície complexa (ao contrário do Strada, que adota duplo refletor, porém), mantêm as lentes de vidro, enquanto os demais GM nacionais (e os Palios) passaram a usar policarbonato.
Mais recente modelo do segmento, o Strada agrada pelo ar robusto, com grandes pneus e suspensão elevada, mas ainda não acompanha a nova linha Palio. A versão de cabine estendida mantém harmonia

Vantagem do Corsa é a traseira leve e harmoniosa, com a placa montada na tampa da caçamba (razão para que esta, a exemplo do Strada, não possa ser removida facilmente). O concorrente adota um estribo com acabamento em alumínio corrugado na base do pára-choque, útil mas de estética desagradável, além de um logotipo Fiat em baixo relevo na tampa. Continua

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