Best Cars Web Site
Comparativo Completo

Aposta decisiva

Clique para ampliar a imagem

Com o Polo Sedan a VW quer ameaçar a liderança do
Corsa entre os sedãs pequenos: veja quais suas chances

Chevrolet Corsa Sedan 1,8 Volkswagen Polo Sedan Highline 1,6
Texto e fotos: Fabrício Samahá

Carros pequenos de três volumes nunca foram o forte da Volkswagen. Apesar de suas qualidades, o Voyage e o Polo Classic (não vamos voltar tanto no tempo para lembrar o "Zé-do-Caixão", vamos?) estiveram longe de alcançar em vendas os líderes desse segmento, como o Chevette e o Corsa Sedan. A GM, enquanto isso, dá-se ao luxo de manter em produção duas gerações do Corsa três-volumes, que juntas garantem uma confortável hegemonia.

Com o Polo Sedan a VW quer mudar esse quadro. Moderno como o Voyage não era, brasileiro como o Classic não foi (vinha da Argentina) e bem-equipado como nenhum de seus antecessores, o novo três-volumes chegou em dezembro para uma disputa firme com o Corsa, o Siena e o Clio Sedan -- o Fiesta não compete no mesmo segmento, pelo preço inferior e projeto bem mais antigo. Os modelos da Fiat e da Renault acabam de receber modificações, pelo que não houve tempo hábil para reuni-los em um comparativo. Assim, ficamos mesmo com o VW e o GM.

Clique para ampliar a imagem O novo Corsa ficou muito agradável nesta versão, inspirada no novo Vectra. Seu preço básico é bem menor, mas deixa de fora até mesmo o desembaçador do vidro traseiro!

O Polo existe com motores 1,6 e 2,0-litros, e o Corsa, com 1,0 e 1,8-litro. Descartado o GM menos potente, a opção natural foi pelas versões de potência mais próxima: 1,6 no VW, de 101 cv, e 1,8 no GM, de 102 cv. O preço básico do Polo é cerca de R$ 5,4 mil mais alto (veja os valores), mas já inclui ar-condicionado, direção assistida e vários outros itens. Com todos os opcionais, ele chega a R$ 45,3 mil e o Corsa a R$ 41 mil, este ainda devendo itens como rodas de 15 pol, controle automático de temperatura do ar e revestimento dos bancos em couro.

Embora não lembre muito o Bora e o Passat atual, o Polo Sedan agrada pelo equilíbrio e tem ar moderno. Direção assistida e ar-condicionado são de série, justificando o maior preço inicial
Clique para ampliar a imagem

Concepção e estilo   Tratam-se de dois desenvolvimentos nacionais de traseira saliente para modelos que, na Europa, existem apenas com dois volumes. O Corsa de terceira geração (leia história) foi lançado no Salão de Paris de 2000, e o Polo de quarta (leia história), no de Frankfurt um ano depois. Portanto, dois automóveis em plena sintonia com o Primeiro Mundo. Continua

Avaliações - Página principal - e-mail

Data de publicação: 8/3/03

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados