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Comparativo Completo

Deixamos para o final outro ponto fundamental na escolha de uma minivan: porta-malas. Com todos os assentos no lugar, vantagem da Picasso, com 550 litros (até a altura do encosto), seguida pela Scénic com 410. À Zafira restam diminutos 150 litros, limitando o uso dos sete lugares a curtos percursos. Com o rebatimento dos bancos extras, porém, a GM passa à liderança com 600 litros.

Porta-malas da Zafira é muito pequeno com os sete lugares em uso, mas pode passar a ótimos 600 litros com o rebatimento dos bancos adicionais
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Em todas é possível rebater ou remover os bancos para ficar com apenas os dois dianteiros, situação em que as capacidades chegam ao patamar de um bom furgão: até o teto são 2.128 litros na Picasso, 1.800 na Scénic e 1.700 na Zafira. A Renault é a única com o estepe montado internamente sob o assoalho; nas demais fica por fora.

Mecânica, comportamento e segurança

Três receitas diferentes, mas muito próximas em potência: 2,0 litros, 16 válvulas e 118 cv na Picasso; 2,0 litros, oito válvulas e 116 cv na Zafira; e 1,6 litro, 16 válvulas e 110 cv na Scénic. Os motores da Citroën e da Renault são bastante atuais, este último contando com acionamento de válvulas por alavancas roletadas (saiba mais sobre técnica). Ambos operam com suavidade e são dotados de duplo comando e injeção multiponto seqüencial. O da Zafira, herdado do longínquo Monza, tem um só comando de válvulas, injeção semi-seqüencial e funcionamento mais áspero.

Clique para ampliar a imagem A Picasso é a mais espaçosa para bagagem com todos os bancos montados: 550 litros. O carrinho de compras Modubox, na foto, é uma solução interessante e ocupa pouco espaço na lateral do compartimento

Como se poderia esperar, a Scénic perde em torque: os 400 cm3 a menos refletem-se em valor máximo de 15,1 m.kgf a 3.750 rpm, diante dos generosos 19,4 m.kgf a 4.100 rpm da Picasso e dos 17,3 m.kgf a apenas 2.400 rpm da Zafira. A Citroën recebeu remapeamento eletrônico a fim de conter a potência e a velocidade máxima, por questão de segurança -- o mesmo motor atinge 137 cv no C5 e no Xsara, em que estará disponível a partir de outubro.

Mesmo assim limitada, a Citroën é bem mais rápida: 192 km/h, contra 178 km/h das outras duas, e aceleração de 0 a 100 km/h em 9,7 s, contra 11,8 s da Scénic e 12,4 s da Zafira. Esse melhor desempenho é perceptível em diversas situações -- e com carga total a situação das concorrentes é ainda pior. Foi medida acertada da Citroën adotar motor 2,0 16V em ambas as versões de sua minivan.

Com 410 litros, o porta-malas da Scénic perde para muitas peruas, o que tira um pouco de seu brilho. Mas a praticidade do interior e o fácil acesso são qualidades comuns às três minivans
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Em consumo urbano a vantagem passa à Scénic, o que é esperado frente a seu motor de menor cilindrada e peso inferior: faz 11,4 km/l, bem mais que os 9,6 da Picasso e os 9,3 da Zafira -- sempre de acordo com os fabricantes. Na estrada, contudo, a minivan Xsara anuncia 15,6 km/l, ante 14,5 da Mégane e 13,2 da Astra.

GM e Citroën equivalem-se na precisão do comando de câmbio, em que a Renault precisa melhorar. Vantagem da Picasso é o engate da marcha a ré direto, sem o anel-trava aplicado às concorrentes -- nestes casos necessário, pois ela fica na mesma posição da primeira. Os freios das três estão bem dimensionados, embora a Zafira não venha com sistema antitravamento (ABS) de série e a Picasso seja a única sem discos nas rodas traseiras.
Continua

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