Deixamos para o final outro ponto fundamental na escolha de uma minivan: porta-malas. Com todos os assentos no lugar, vantagem da Picasso, com 550
litros (até a altura do encosto), seguida pela Scénic com 410. À Zafira restam diminutos 150 litros, limitando o uso dos sete lugares a curtos percursos. Com o rebatimento dos bancos extras, porém, a GM passa à liderança com 600 litros. |
Porta-malas da
Zafira é muito pequeno com os sete lugares em uso, mas pode passar a
ótimos 600 litros com o rebatimento dos bancos adicionais |
Em todas é possível
rebater ou remover os bancos para ficar com apenas os dois dianteiros,
situação em que as capacidades chegam ao patamar de um bom furgão:
até o teto são 2.128 litros na Picasso, 1.800 na Scénic e 1.700 na
Zafira. A Renault é a única com o estepe montado internamente sob o
assoalho; nas demais fica por fora. |
|
|
Três receitas diferentes, mas muito próximas em potência: 2,0 litros, 16 válvulas e 118 cv na Picasso; 2,0 litros, oito válvulas e 116 cv na Zafira; e 1,6 litro, 16 válvulas e 110 cv na Scénic. Os motores da Citroën e da Renault são bastante atuais, este último contando com acionamento de válvulas por alavancas roletadas
(saiba mais sobre técnica). Ambos operam com
suavidade e são dotados de duplo comando e injeção multiponto seqüencial. O da Zafira, herdado do longínquo Monza, tem um só comando de válvulas, injeção semi-seqüencial e funcionamento mais áspero. |
A Picasso é a
mais espaçosa para bagagem com todos os bancos montados: 550 litros.
O carrinho de compras Modubox, na foto, é uma solução interessante
e ocupa pouco espaço na lateral do compartimento |
Como se poderia esperar, a Scénic perde em torque: os 400 cm3 a menos refletem-se em valor máximo de 15,1 m.kgf a 3.750 rpm, diante dos
generosos 19,4 m.kgf a 4.100 rpm da Picasso e dos 17,3 m.kgf a apenas 2.400 rpm da Zafira. A Citroën recebeu remapeamento eletrônico a fim de conter a potência e a velocidade máxima, por questão de segurança
-- o mesmo motor atinge 137 cv no C5 e no Xsara, em que estará disponível a partir de outubro. |
Com 410
litros, o porta-malas da Scénic perde para muitas peruas, o que tira
um pouco de seu brilho. Mas a praticidade do interior e o fácil
acesso são qualidades comuns às três minivans |
Em consumo urbano a
vantagem passa à Scénic, o que é esperado frente a seu motor de
menor cilindrada e peso inferior: faz 11,4 km/l, bem mais que os 9,6
da Picasso e os 9,3 da Zafira -- sempre de acordo com os fabricantes.
Na estrada, contudo, a minivan Xsara anuncia 15,6 km/l, ante 14,5 da
Mégane e 13,2 da Astra. |
Avaliações - Página principal - e-mail
© Copyright 2001 - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados