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Americanas em guerra

As "três grandes" GM, Ford e Chrysler oferecem
médios diferentes em estilo, mas similares em conteúdo

Chevrolet Vectra GLS 2.2 16V Chrysler Neon LE 2.0 16V Ford Mondeo GLX 2.0 16V
Texto: Fabrício Samahá

Vectra ou Mondeo? A disputa não é nova: vem desde 1995, quando a Ford trouxe ao Brasil seu médio-grande europeu, e ganhou novo impulso com sua reestilização e a nova geração do GM, em 1997. Só que o Mondeo dois-litros está voltando agora ao mercado -- prestes a sofrer reestilização no exterior -- e enfrenta concorrentes revitalizados, como o Chrysler Neon de segunda geração. A briga reúne, assim, as marcas antes conhecidas como big three (três grandes) norte-americanas, expressão em desuso depois que a Daimler-Benz assumiu a Chrysler.

Líder com folga da categoria, o Vectra é o alvo dos concorrentes. Alia qualidades de um bom médio europeu à ampla assistência e bom valor de revenda de um nacional

O Neon é disponível em versão única LE, com motor dois-litros de 16 válvulas e câmbio automático de apenas três marchas -- o de quatro chega em breve, na linha 2001. Custando R$ 49.900, traz de série ar-condicionado, duas bolsas infláveis, freios antitravamento (ABS), controle de tração, rádio/toca-fitas e controles elétricos de vidros (apenas dianteiros), travas e retrovisores. Faltam rodas de alumínio.

Por US$ 25.961, correspondentes a R$ 47.301, leva-se o Mondeo GLX com motor de idêntica configuração e os mesmos equipamentos de série, exceto controle de tração, mas acrescidos de rodas de alumínio e toca-CD. O câmbio automático de quatro marchas é opcional e acompanha controlador de velocidade, como no Vectra.

Personalidade do estilo é um ponto alto do Neon, recentemente reformulado. Fica devendo alguns itens de conforto e melhor trabalho de suspensão em lombadas
Aplicada à versão GLS do carro da GM, a transmissão implica motor de 16 válvulas e 2,2 litros, o mesmo da CD. Rodas de alumínio, "trio" elétrico, ar-condicionado, toca-fitas, freios ABS e computador de bordo vêm de série, mas bolsas infláveis são opcionais. Só ele oferece, também à parte, toca-CD no porta-malas. Seu preço básico é de R$ 44.055, o menor do grupo, mas com todos os opcionais passa a ser o mais elevado.
Concepção e estilo

Mais novo dos três (foi lançado nos EUA em 1999), o Neon é também o de desenho mais avançado, com destaque para a base do pára-brisa quase sobre o eixo dianteiro e a traseira alta e encorpada. O ganho sobre o modelo anterior é claro e sua personalidade foi mantida, incluindo os faróis ovalados, que ele praticamente inaugurou em 1994.

Retorna ao mercado a versão GLX dois-litros do Mondeo: o projeto de 1993 já se faz sentir, embora o conjunto seja equilibrado, e o preço, competitivo
Embora mais sóbrio, quase clássico, o Vectra -- apresentado na Europa em 1995 e lá reestilizado em 1999 -- tem ampla aprovação a suas linhas dinâmicas e elegantes. Pena que a recente reforma tenha gerado dissonância entre a frente arredondada e a traseira retilínea.

Fica em último lugar o Mondeo, um projeto de 1993: embora não esteja fora de contexto, divide opiniões desde a reestilização de 1997, quando adotou faróis e lanternas envolventes de gosto discutível. Talvez por isso tenha envelhecido rapidamente. Uma nova geração está sendo apresentada na Europa (
saiba mais).
Conforto e conveniência
Versão GLS 16V automática é recente na linha Vectra. Oferece padrão de equipamentos próximo e motor idêntico ao do CD, mas custa menos

Os três carros têm bom espaço interno para quatro adultos e uma criança, embora o conforto desta seja limitado. O acabamento do Vectra e do Mondeo transmite maior sofisticação, enquanto o Neon é um tanto sóbrio e um pouco mais simples. A posição de dirigir de todos, com ajuste de altura do volante (também de profundidade no Ford) e do banco (elétrica no Mondeo, único com apoio lombar regulável), permite conforto por longos períodos.

Os painéis são bem legíveis e incluem conta-giros, além de computador de bordo no GM. O Chrysler adota fundo claro, que não prejudica a leitura. Este fica devendo controles elétricos de vidros traseiros, função um-toque e temporizador, que existem no Vectra. Os volantes são bons e o do Mondeo traz botões do controle automático de velocidade (acionado pela alavanca à esquerda no GM). O ar-condicionado de ambos permite ajuste digital de temperatura e seus pára-brisas possuem faixa degradê. Só o Neon tem retrovisor esquerdo plano; nos demais são
convexos.

Instrumentos de fundo branco e apliques que imitam fibra de carbono dão ar jovial ao interior do Neon, mas seu acabamento é discreto

Vectra e Neon trazem maçanetas cromadas, fáceis de encontrar à noite. Apenas o segundo tem interruptor de travamento central das portas -- mas não deveria ser possível acender os faróis já em facho alto. O porta-malas do GM é o mais amplo, seguido pelo Ford e o Chrysler. Neste a base da abertura é alta, gerando algum desconforto. Os estepes ficam sob o assoalho. Continua

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