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Comparativo

Turbo vs. centímetros cúbicos

O ímpeto do superalimentador e 450 cm3 distinguem as
versões HLX e Turbo da Marea -- qual a melhor compra?

Fiat Marea Weekend HLX 2.4 20V Fiat Marea Turbo 2.0 20V
Texto e fotos: Fabrício Samahá

Enquadrada na mesma categoria da Citroën Xsara Break, Ford Escort SW e Peugeot 306 Break em relação a dimensões, mas quase 50 cv mais potente que elas, a Marea Weekend com motor de 2,45 litros e 160 cv é uma perua quase sem concorrentes no mercado. A outra opção mais próxima em configuração, potência e preço é... a versão Turbo do mesmo carro, de 2,0 litros e 182 cv.

Para o consumidor comum, menos versado em mecânica, a diferença de 22 cv pode parecer pequena e gerar confusão no momento da compra, já que o preço varia R$ 5.437 entre a Weekend HLX e a Turbo, ambas sem opcionais. Para complicar, a de maior cilindrada é justamente a mais barata e a menos potente ... Vamos esclarecer as distinções, portanto.

R$ 45.554

Novas rodas e um elegante detalhe cromado na grade identificam a Weekend 2.4, que cativa pelo ótimo torque desde os baixos regimes

Ambas as versões vêm bastante equipadas, com ar-condicionado de controle automático, bolsa inflável do motorista, controles elétricos de vidros, travas e retrovisores, alarme comandado a distância, toca-CD, imobilizador, faróis e lanterna traseira de neblina, rodas de alumínio de 15 pol e ajustes de altura do banco e do volante, entre outros itens. A Turbo tem freios antitravamento (ABS) de série, sendo opcional na HLX.

A lista de opções passa por bolsas infláveis do passageiro e laterais dianteiras, revestimento em couro, lavador de faróis, teto solar com controle elétrico, cinto de três pontos e encosto de cabeça para o quinto ocupante.

Concepção e estilo
R$ 50.991

Rodas mais esportivas e largas, saídas de ar no capô, logotipos em vermelho: a discreta caracterização da Marea Turbo, que impressiona pelas respostas a partir de 2.500 rpm
Mesmo em seu quinto ano desde o lançamento europeu, a Marea Weekend permanece imponente e agradável, com um estilo dos mais atraentes da categoria. Contribuem os faróis superelipsoidais (facho baixo) e de superfície complexa (alto), a frente afilada e baixa, a traseira volumosa com lanternas nas colunas. O ponto negativo é a distância entre eixos (2,54 metros) reduzida para o comprimento total do veículo, pois foi mantida de sua antecessora, a Tempra SW.

As diferenças entre as duas versões são poucas, mas refletem uma diferença de perfil que veremos adiante: rodas de desenho mais esportivo e saídas de ar no capô adornam a Turbo, enquanto a HLX exibe um conservador detalhe cromado na grade. De resto, apenas os logotipos de cada motorização e acabamento.
Conforto e conveniência

Painel e volante semelhantes, mas com instrumentos claros e pedais de alumínio na Turbo (foto); computador de bordo poderia ser incluído em ambas

Em comum, o amplo porta-malas (500 l) e o rebatimento do pára-choque, que facilita a colocação de cargas pesadas

Nestas versões luxuosas o interior da Marea agrada bastante, com bom acabamento e fartura de itens de conforto e conveniência. O espaço é bom mesmo no banco traseiro (sem muito conforto para o quinto ocupante), o desenho do painel e portas adequado e não faltam lugares para objetos, incluindo o apoio de braço dianteiro. As novidades da Turbo são o volante revestido em couro perfurado, o fundo claro dos instrumentos (não há manômetro da superalimentação) e os pedais de alumínio. O revestimento em tecido também é exclusivo, mas não o de couro opcional. Continua

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