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Comparativo Completo

Mesmo preço, propostas
diferentes

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Focus e Marea oferecem conforto, desempenho
e comportamento distintos pelos mesmos R$ 47 mil

Fiat Marea HLX 2,4 20V Ford Focus Ghia 2,0 16V
Texto e fotos: Fabrício Samahá

Os médio-pequenos da Fiat e da Ford já se enfrentaram outras vezes no Best Cars Web Site. Em edições anteriores comparamos o Focus 1,8 ao Brava ELX 1,6 e o Focus Ghia 2,0 hatch ao Brava HGT 1,8, neste caso incluindo o Astra GLS 2,0. Agora, porém, há um elemento diferencial importante: enquanto o Focus vem na versão Ghia três-volumes com o mesmo motor 2,0 16V de 130 cv, a Fiat é representada pelo Marea HLX e seu exuberante 2,45-litros de cinco cilindros, 20 válvulas e 160 cv.

Se em potência há uma disparidade que não existia nos comparativos anteriores, por outro lado os dois modelos têm porte similar (evidenciando que o Marea concorre na classe do Focus e não na do Mondeo) e preços quase idênticos, embora o Fiat possa ultrapassar bem o Ford com a adição de opcionais (veja relação). Sem opções, o Ghia custa R$ 46.915 e o HLX R$ 46.895, tornando a briga muito interessante.

Clique para ampliar a imagem Estilo do Focus é claramente mais arrojado, embora não agrade a todos. A combinação de curvas e arestas compõe o desenho new edge que se tornou característica dos Fords

Concepção e estilo   O Marea já é um veterano em termos internacionais: foi lançado em 1996 na Itália, um ano após os hatchbacks Bravo e Brava que o originaram, e não tem muito tempo mais à frente, já que ambos foram substituídos no último ano pelo Stilo. É o sucessor natural do Tempra, do qual herdou a distância entre eixos de 2,54 metros, pequena para seu porte. Em 2001 recebeu reestilização traseira exclusiva do modelo nacional, baseada nas linhas -- e emprestando as lanternas -- do Lancia Lybra italiano.

O Focus é dois anos mais recente, tendo sido apresentado como três-volumes no Salão de Paris de 1998. Em relação ao Escort, que ele já substituiu na Europa mas ainda não no Brasil e Argentina, cresceu na distância entre eixos (de 2,53 para 2,61 metros) e adotou suspensões mais modernas, com eixo traseiro multibraço. O atual modelo alemão é quase idêntico ao disponível aqui, tendo recebido apenas retoques estéticos na linha 2002.

A nova traseira do Marea não combina muito com a carroceria arredondada, mas mostra evolução sobre a anterior, muito acanhada. Mais longo, largo e baixo, parece um carro de classe superior à do Focus
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À parte a diferença de idade, são carros bem diferentes em estilo. O Focus abusa das arestas e da combinação de retas e curvas, o que a Ford denomina new edge design. O resultado é um estilo arrojado e de personalidade, mas que não agrada a todos, sobretudo na versão hatch com as lanternas traseiras elevadas. O três-volumes é mais conservador e, para muitos, mais equilibrado. A nosso ver, ambas as versões estão entre os modelos de melhor desenho na categoria.

O Marea é claramente mais sóbrio, ainda que a frente afilada e os característicos faróis tenham certa agressividade. A nova traseira com linhas retas não conseguiu muita harmonia com as formas arredondadas de toda a carroceria. Ainda assim, a maioria das pessoas aprova a nova aparência, que sem dúvida impressiona melhor que a antiga, um tanto acanhada.
Continua

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Data de publicação deste artigo: 15/1/02

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