O imposto faz a diferença
Gol
16V Turbo empata em desempenho mas vence |
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A lição vem da Europa e, sobretudo do Japão,
onde os patamares de imposto e outras exigências estão
ligados à cilindrada dos motores há muito tempo:
agregar o máximo de potência e eficiência a um
propulsor pequeno, levando vantagem em preço sobre
concorrentes de maior cilindrada. Agora é a vez da
Volkswagen usufruir essa primazia com o Gol Turbo de 1
litro, que chega superando em desempenho os concorrentes
de 1,6 litro -- incluindo o Palio 16V, até então o
concorrente mais picante do carro da VW. |
O tratamento estético desta versão, com rodas de 14 pol e spoiler traseiro de série, dá ar esportivo e jovem ao Gol, bem coerente com a agilidade do motor turbo |
O Fiat sai na frente com controles elétricos de vidros dianteiros e travas, encostos de cabeça traseiros, toca-CD e volante regulável em altura de série. Só ele oferece, como opções, controles elétricos de retrovisores, ajuste lombar do banco e teto solar. O VW revida trazendo, de série, rodas de alumínio de 14 pol, faróis de neblina, terceira luz de freio (todos opcionais no Palio) e ajuste de altura do banco. Para os dois são opcionais ar-condicionado, bolsas infláveis, freios antitravamento (ABS) e alarme acionado a distância (veja preços completos). |
Ambos são projetos brasileiros, mesmo que inspirados das linhas européias de cada marca, e foram lançados na metade da década. Mas o Palio transparece modernidade na região da cabine, onde o Gol é mais retilíneo, e traz ângulo reduzido entre o capô e o pára-brisa, tendência mundial presente também no Peugeot 206, Chrysler Neon e outros. A VW pecou pelo excesso de colunas -- cinco em cada lado, contra três do Fiat --, o que congestiona a aparência. |
Projeto de carroceria do Palio segue tendências mais modernas, como a cabine arredondada e ângulo suave entre capô e pára-brisa. Frente e traseira serão refeitas em breve |
A vantagem do Gol é já ter sido reestilizado em 1999, de que resultam os belos e eficientes faróis com refletores de superfície complexa. O Palio aguarda atualização para breve. |
Apesar do entreeixos mais curto (o mesmo do Uno), o Palio oferece amplo espaço interno, superando o Gol em algumas dimensões. Este permite dirigir com banco mais baixo, que alguns preferem, enquanto o Fiat impõe posição (fixa) mais alta, mas tem os pedais mais bem colocados e o assento mais centralizado -- no VW fica mais à esquerda. |
Os bancos do Gol são mais esportivos e o do motorista tem altura regulável, o que falta ao volante. Seu painel tem iluminação atraente, enquanto o do Palio mostra fundo claro apenas durante o dia |
O painel do Palio 16V adota fundo claro, de bom gosto, mas à noite parece normal -- quando o Gol Turbo impressiona com a iluminação azulada. O VW poderia ser melhor em qualidade de revestimento. Dos itens mais desejados hoje, faltam controles elétricos de retrovisores e volante regulável no Gol, e temporizador dos controles de vidros no Palio. Espaço para objetos é adequado nos dois e os porta-malas se eqüivalem. Em nossas avaliações com esta linha da Fiat, porém, o ar-condicionado mostrou-se ineficiente no ajuste de temperatura (saiba mais). Continua |
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