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O imposto faz a diferença

Gol 16V Turbo empata em desempenho mas vence
em preço seu maior concorrente, o Palio 16V

Fiat Palio 1.6 16V Volkswagen Gol 1.0 16V Turbo
Texto: Fabrício Samahá

A lição vem da Europa e, sobretudo do Japão, onde os patamares de imposto e outras exigências estão ligados à cilindrada dos motores há muito tempo: agregar o máximo de potência e eficiência a um propulsor pequeno, levando vantagem em preço sobre concorrentes de maior cilindrada. Agora é a vez da Volkswagen usufruir essa primazia com o Gol Turbo de 1 litro, que chega superando em desempenho os concorrentes de 1,6 litro -- incluindo o Palio 16V, até então o concorrente mais picante do carro da VW.

Os fãs da marca de Betim reúnem cuidadosos os argumentos contra a novidade da fábrica da Via Anchieta, mas é uma tarefa difícil. A começar pelo preço: por conta do IPI, Imposto sobre Produtos Industrializados, de apenas 10%, contra 25%, o Gol Turbo de cinco portas sai por R$ 24.209, ou 11% menos que o Palio 16V em mesma versão (R$ 27.155), ambos sem opcionais. Os dois vêm de série com direção assistida, imobilizador, limpador traseiro, vidros verdes e conta-giros.

O tratamento estético desta versão, com rodas de 14 pol e spoiler traseiro de série, dá ar esportivo e jovem ao Gol, bem coerente com a agilidade do motor turbo

O Fiat sai na frente com controles elétricos de vidros dianteiros e travas, encostos de cabeça traseiros, toca-CD e volante regulável em altura de série. Só ele oferece, como opções, controles elétricos de retrovisores, ajuste lombar do banco e teto solar. O VW revida trazendo, de série, rodas de alumínio de 14 pol, faróis de neblina, terceira luz de freio (todos opcionais no Palio) e ajuste de altura do banco. Para os dois são opcionais ar-condicionado, bolsas infláveis, freios antitravamento (ABS) e alarme acionado a distância (veja preços completos).

Concepção e estilo

Ambos são projetos brasileiros, mesmo que inspirados das linhas européias de cada marca, e foram lançados na metade da década. Mas o Palio transparece modernidade na região da cabine, onde o Gol é mais retilíneo, e traz ângulo reduzido entre o capô e o pára-brisa, tendência mundial presente também no Peugeot 206, Chrysler Neon e outros. A VW pecou pelo excesso de colunas -- cinco em cada lado, contra três do Fiat --, o que congestiona a aparência.

Projeto de carroceria do Palio segue tendências mais modernas, como a cabine arredondada e ângulo suave entre capô e pára-brisa. Frente e traseira serão refeitas em breve
A vantagem do Gol é já ter sido reestilizado em 1999, de que resultam os belos e eficientes faróis com refletores de superfície complexa. O Palio aguarda atualização para breve.
Conforto e conveniência

Apesar do entreeixos mais curto (o mesmo do Uno), o Palio oferece amplo espaço interno, superando o Gol em algumas dimensões. Este permite dirigir com banco mais baixo, que alguns preferem, enquanto o Fiat impõe posição (fixa) mais alta, mas tem os pedais mais bem colocados e o assento mais centralizado -- no VW fica mais à esquerda.

Os bancos do Gol são mais esportivos e o do motorista tem altura regulável, o que falta ao volante. Seu painel tem iluminação atraente, enquanto o do Palio mostra fundo claro apenas durante o dia

O painel do Palio 16V adota fundo claro, de bom gosto, mas à noite parece normal -- quando o Gol Turbo impressiona com a iluminação azulada. O VW poderia ser melhor em qualidade de revestimento. Dos itens mais desejados hoje, faltam controles elétricos de retrovisores e volante regulável no Gol, e temporizador dos controles de vidros no Palio. Espaço para objetos é adequado nos dois e os porta-malas se eqüivalem. Em nossas avaliações com esta linha da Fiat, porém, o ar-condicionado mostrou-se ineficiente no ajuste de temperatura (saiba mais). Continua

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Fotos: Fabrício Samahá (interior e motores) e divulgação (restantes)

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