Best Cars Web Site
Comparativo Completo

Apesar dos 5 cm que ganhou entre eixos em relação ao hatch, o Fiesta Sedan não agrada em espaço para as pernas: pareceu-nos igualmente apertado -- e menos confortável que o Clio. A impressão é de que a Ford manteve o banco traseiro na mesma posição, apenas afastando as rodas traseiras, de modo a evitar que o perfil do teto (que desce mais cedo no três-volumes) prejudicasse o espaço para a cabeça. Já no Renault este espaço é menor e o perfil do teto requer cuidado no acesso ao banco traseiro.

Em ambos os bancos são elevados e não há ajuste de altura, mas no Fiesta o desconforto de motoristas mais altos é maior. O acabamento é simples

O porta-malas do Fiesta Sedan oferece capacidade de 400 litros (a menor do segmento, à exceção dos 390 do Corsa antigo) e traz o estepe internamente, posição que a maioria parece preferir à externa do hatchback, apesar da inconveniente necessidade de remoção da carga para seu uso. O Clio, também com estepe por dentro, é ainda mais espaçoso, com generosos 510 litros -- mais que em sedãs bem maiores, como Vectra, Marea e Civic.

O banco traseiro do Renault possui divisão em 60/40 também no assento, em vez de apenas no encosto, mas uma estrutura metálica limita o aproveitamento do vão de acesso obtido nessa condição. Comando elétrico do porta-malas existe só no Ford; no oponente o destravamento é ligado ao das portas.

Mecânica, comportamento e segurança   A Ford denominou seus novos motores de 1,0 e 1,6 litro, em 2000, em alusão ao sistema que eles introduziam no Brasil: Zetec Rocam, abreviação para rollerfinger camshaft, ou comando com acionamento de válvulas por alavanca roletada. Pouco depois a Renault o adotava em sua linha 16V, começando pelo 1,6 do Clio. Assim, o emprego de duplo comando e quatro válvulas por cilindro explica a vantagem do carro paranaense em potência (110 contra 95 cv) e torque (15,2 ante 14,3 m.kgf).

No Clio RT não deveria ser usado curvim em parte dos bancos, o que deprecia o conjunto. Possui ajuste de altura do volante, mas não do assento

A sensível diferença em potência reflete-se na aceleração de 0 a 100 km/h, com 9,8 s declarados pela Renault e 12,7 s pela Ford, mas ambos os fabricantes anunciam velocidade máxima de 180 km/h. No uso cotidiano, em médios regimes, a vantagem do Clio é modesta porque seu torque máximo aparece em rotação mais elevada -- 4.250 rpm, contra apenas 2.500 do Fiesta.

O Clio vence fácil em consumo, havendo aqui grande perda do Fiesta nacional para o mexicano. A Ford declara 10 km/l em cidade e 14,1 km/l em estrada; a Renault, 11,3 e 16,1 km/l. O Fiesta é bem resolvido em termos de câmbio, com engates mais precisos e marcha a ré sem anel-trava (este necessário no Clio, onde ela fica no mesmo local da primeira). Continua

Avaliações - Página principal - e-mail

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados