Best Cars Web Site
Comparativo
Mecânica, comportamento e segurança

O Clio Sedan vem apenas com o motor 1,6-litro de 16 válvulas, cujo acionamento possui roletes para reduzir atrito (saiba mais). O do Corsa, de mesma configuração, atinge potência e torque pouco inferiores (veja a ficha técnica), mas perde em suavidade de funcionamento, que é exemplar no concorrente.

O sedã da Renault vem com motor 16V suave e eficiente, mas apesar do 1,5 cv a mais perde em velocidade máxima para o da GM
Pelos índices de fábrica, o Clio leva vantagem em aceleração, mas perde em velocidade máxima e consumo. A GM também leva vantagem no comando de câmbio, item em que a Renault está decepcionando em alguns modelos. Já suspensão (com eixo de torção na traseira) e freios não reservam surpresas em ambos, que possuem boa estabilidade -- mas o Corsa transmite mais as irregularidades do piso.

Em segurança, o Corsa oferece freios antitravamento (ABS) opcionais e as bolsas infláveis do Clio são de série. Os dois vêm com encostos de cabeça e cintos de três pontos para dois passageiros na traseira, mas só o Renault possui repetidores de luzes de direção nos pára-lamas e
retrovisor esquerdo convexo.
Custo-benefício
Quatro opções de motor no Corsa Sedan, e até de câmbio automático; seu 16V tem melhores desempenho e consumo, exceto em aceleração
A Renault preparou uma boa resposta no segmento com o Clio Sedan: atualizado, com ótimo porta-malas e mecânica eficiente, é também superior na relação entre equipamentos e preço. Muitos de seus itens de série são opcionais no Corsa Sedan, o que acaba por afastar os valores e gerar desvantagem para a GM.

A favor do Corsa, o estilo harmonioso da traseira -- mesmo algo envelhecido -- e a opção de quatro motorizações (1 e 1,6 litro com oito ou 16 válvulas), além de câmbio automático para uma delas (1,6 8V) e freios antitravamento na versão GLS. Seu conjunto ainda tem atrativos, mas um reposicionamento de preço pode ser tudo o que os clientes da marca esperam neste momento.
Ficha técnica básica
_ Corsa Clio
MOTOR
Posição e cilindros transversal, 4 em linha
Comando e válvulas por cilindro duplo no cabeçote, 4
Cilindrada 1.598 cm3
Potência máxima 100,5 cv a 6.000 rpm 102 cv a 5.750 rpm
Torque máximo 14,8 m.kgf a 4.000 rpm 15,2 m.kgf a 4.250 rpm
CÂMBIO
Marchas e tração 5, dianteira
FREIOS
Dianteiros e traseiros a disco ventilado / a tambor
DIREÇÃO
Assistência hidráulica
RODAS
Pneus 185/60 R 14 175/65 R 14
DIMENSÕES
Comprimento 4,056 m 4,15 m
Entre-eixos 2,443 m 2,472 m
Porta-malas 390 l 510 l
Peso 983 kg 1.040 kg
Desempenho e consumo
_ Corsa Clio
Velocidade máxima 190 km/h 180 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 11,2 s 9,8 s
Consumo em cidade 12,1 km/l 11,3 km/l
Consumo em estrada 17,6 km/l 16,1 km/l
Preços
_ Corsa Clio
Preço básico R$ 28.226 R$ 28.400
Preço máximo R$ 35.803 R$ 28.920
Dados fornecidos pelos fabricantes. Preços vigentes em 23/11/00.

Página principal - e-mail

© Copyright 2000 - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados

O Best Cars Web Site estabeleceu comparativos compactos de forma a atender com maior agilidade o leitor, diante da disponibilidade limitada de alguns modelos para avaliação completa. Eles se baseiam em contatos rápidos com os veículos e por isso oferecem menor volume e profundidade de informações.