Best Cars Web Site
Comparativo Completo

O rei perdeu a majestade?

Clique para ampliar a imagem

O antigo líder dos médios, novamente com motor 2,0, fica
mais competitivo diante de um dos candidatos à coroa

Chevrolet Vectra 2,0 Honda Civic LX 1,7 16V
Texto e fotos: Fabrício Samahá

Líder de vendas do segmento de sedãs médios (incluindo médio-pequenos e médio-grandes) desde a reformulação de 1996, o Vectra perdeu em 2001 a liderança para um novo combatente: o Civic, que passara à segunda geração brasileira no ano anterior. Desde então surgiu o novo Corolla, com o qual o modelo da Honda duela frontalmente (e ao qual já foi comparado pelo BCWS; leia), e hoje o pódio mostra grande competição entre eles e o Astra, com o Vectra apresentando vendas um tanto tímidas.

Para muitos, o modelo da General Motors perdeu não só seu posto no mercado, como também seu prestígio. O lançamento da terceira geração na Europa, em janeiro de 2002, expôs o envelhecimento do modelo nacional. Em agosto a situação ficava ainda mais difícil para ele, com a revisão das alíquotas de IPI desfavorecendo os motores de mais de 2,0 litros, como o seu de 2,2.

Clique para ampliar a imagem Clique para ampliar a imagem

O Vectra retorna ao motor de 2,0 litros, utilizado até 1998, para usufruir a redução
do IPI em agosto; custa R$ 39,9 mil em um pacote simples, mas com o essencial

Em janeiro último veio a resposta: tirando da prateleira -- pois continuava equipando Astra e Zafira -- o motor 2,0 de oito válvulas, utilizado nele até 1998, a GM conseguiu colocar o Vectra em faixa de menor tributação e com isso baixar seu preço. Eliminadas as versões GL e GLS, o modelo básico de 110 cv custa agora R$ 39,9 mil, em concorrência direta ao Civic LX, de 115 cv, que sai a R$ 41,7 mil e já vem com bolsas infláveis. E foi um Vectra sem opcionais que o BCWS opôs ao modelo da Honda, para verificar até que ponto a redução do valor o deixou novamente competitivo.

Vale observar: por nossos critérios, em consonância com os da imprensa européia, um médio-pequeno como o Civic (ou Corolla, Astra, Focus) não deveria ser comparado a um médio-grande como o Vectra (ou Mondeo, Passat, Peugeot 406). Entretanto, seja pelo preço e potência, seja pelo porte -- em particular a distância entre eixos --, os modelos da GM e da Honda estão muito próximos hoje, consistindo verdadeiras alternativas ao mesmo comprador.
Continua

Clique para ampliar a imagem Clique para ampliar a imagem

Bem mais recente no mercado, o Civic foi aprimorado na suspensão para 2003; o
preço de R$ 41,7 mil já inclui bolsas infláveis e toca-CDs, opcionais no Vectra

Avaliações - Página principal - e-mail

Data de publicação: 25/3/03

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados