Best Cars Web Site
Comparativo Completo

Celta e Palio fazem boa briga
pelo segmento de entrada

Com preço, desempenho e até estilo algo parecido, qual
escolher entre os pequenos de R$ 14 mil da GM e da Fiat?

Chevrolet Celta Fiat Palio Young
Texto e fotos: Fabrício Samahá

Há neste momento centenas, talvez milhares de brasileiros com a mesma dúvida: Celta ou Palio Young, qual a melhor compra? A questão se justifica: descartado o antigo Mille Smart e o simplório Gol Special (que não oferece opcionais que muitos desejam, além de ser mais caro), eles constituem a base da oferta de carros zero-km no mercado.

Esperava-se que a GM enfrentasse o Mille em preço, mas o Celta chegou mais caro e permitiu que a Fiat mantivesse, à parte a renovação da linha Palio, uma versão despojada e mais barata para concorrer com ele. Sem opcionais, o Young custa cerca de R$ 500 menos que o Celta, mas este vem com o frete incluído, compensando a diferença. Ambos podem deixar longe a faixa "popular" se receberem todos os opcionais disponíveis (veja relação de itens).

Linhas agradáveis e com detalhes inspirados -- como a moldura das janelas -- no Celta, que pode receber acessórios de aparência e ganhar ar esportivo e sofisticado

O Palio começa em R$ 13.443, sem frete, e pode passar de R$ 21.600. Sem tantos opcionais de conforto e segurança, mas com itens de aparência que o deixam bastante agradável, o Celta passa dos R$ 13.918 iniciais (frete incluído) para mais de R$ 19.000, o que ainda não inclui a instalação e pintura dos equipamentos. Os preços referem-se à compra por faturamento direto, via Internet.

Os dois carros foram desenhados para o Brasil, sendo o Palio criação do estúdio italiano I.DE.A e o Celta da própria GMB. Este, porém, é uma nova execução sobre a plataforma do Corsa de segunda geração, lançado na Europa em 1993 e aqui no ano seguinte. O Palio, que se baseia na plataforma do Uno italiano mas extensamente revista, surgiu em 1996.

Ainda contemporâneo, o desenho do Young (o mesmo do primeiro Palio, em 1996) está longe de atrair a atenção: a exemplo do Gol Special, é um carro zero-km que passa por usado

Ao lado do GM, o Fiat não se mostra ultrapassado, ostentando pára-brisa e capô quase na mesma linha, formas suaves e boa aerodinâmica (Cx 0,33, sendo o do Celta indisponível). De novidade no Young, apenas o emblema mundial da Fiat no capô. Assim, há certo equilíbrio em estilo -- e até caracteres comuns, como a tampa e as lanternas traseiras algo parecidas.

O Chevrolet, porém, revela inspiração em detalhes como os vincos nos pára-lamas e o recorte superior das portas, que lembra o do Tigra. Onde ele ganha por larga margem é na impressão de novidade que transmite, enquanto um Young zero-km pode ser facilmente confundido com um Palio usado.
Continua

Avaliações - Página principal - e-mail

Tratamento de imagens: André Peretti

© Copyright 2001 - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados