O conflito entre razão e emoção A técnica alemã
ou o charme e o temperamento quente |
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Desde que retornou ao mercado brasileiro, em 1990, com o grande sedã 164, a Alfa Romeo tem sido vista como uma marca voltada
aos próprios aficionados, os amantes de carros com cuore sportivo -- como ela
mesma define o temperamento de seus modelos --, capazes de numerosas concessões em favor desse objetivo. Com a BMW ocorria o contrário: durante todo esse período sedimentou uma imagem de automóveis com a precisão e a qualidade germânica, que harmonizam como poucos a esportividade e o conforto. |
Difícil dizer
qual o mais bonito, mas o Alfa revela mais inspiração nos detalhes,
como o "escudo" frontal e as maçanetas, inspirados em
modelos clássicos da marca |
Se os preços são próximos, o restante é ainda mais: são três-volumes de porte médio-grande (cerca de 4,5 metros de comprimento) com motores de seis cilindros, 24 válvulas, mesma cilindrada (2,5 litros) e potência equivalente (190 e 192 cv), além de transmissão manual-automática e da característica de agregar,
em grande estilo, esportividade e conforto no tradicional formato de sedã quatro-portas. A tração dianteira no Alfa e traseira do BMW, por sua vez, é um dos principais elementos de distinção. Uma comparação exclusiva e muito interessante para esta edição de quinto aniversário do
BCWS. |
Concepção
e estilo
A BMW utiliza a designação Série 3 desde 1975
(leia história), sendo a atual geração (código E46) a quarta. Lançada no Salão de Genebra de 1998, recebeu na linha 2002 uma reestilização frontal, envolvendo faróis, pára-choques e pára-lamas, que em nada destoa do que foi mantido. |
O maior mérito do desenho
do BMW é exibir, em um conjunto plenamente atual, os elementos de
estilo tradicionais da marca. O modelo 2002 recebeu alterações
frontais |
Permanece um dos sedãs mais elegantes e equilibrados do segmento, com a particularidade do
balanço dianteiro bem reduzido, recurso também para melhor distribuição de peso entre os eixos. Os elementos tradicionais da marca estão
presentes: a grade "duplo rim", os quatro faróis redondos (atrás de uma lente única desde 1990), a borda na tampa do porta-malas, a forma peculiar das janelas e lanternas traseiras. |
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Data de publicação deste artigo: 19/10/02
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