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Comparativo Completo

O que comprar com R$ 40 mil

Seis médio-pequenos com potência e preço próximos:
conheça-os em detalhes para escolher o melhor

Chevrolet Astra CD 2,0 Citroën Xsara Exclusive 1,6 16V
Fiat Brava ELX 1,6 16V Ford Focus 1,8 16V
Volkswagen Golf 1,6 Volkswagen Golf 2,0
Texto e fotos: Fabrício Samahá

Pronto! Depois de algum tempo aturando a falta de potência, torque, espaço e conforto de um carro de 1,0 litro -- talvez com escala em um pequeno de 1,6 a 1,8 litro --, você chegou à classe dos hatchbacks médio-pequenos, ou dos "quatro metros", em alusão ao comprimento médio desses modelos anos atrás (hoje estão um pouco mais longos).

O Focus (esq.) tem as linhas mais ousadas. O Astra, algo conservador, ainda agrada

Os quatro maiores fabricantes nacionais estão bem representados na faixa de preço (R$ 40.000) e potência escolhida para este comparativo: a Ford com o Focus 1,8 de 115 cv, a Chevrolet com o Astra CD 2,0 de 116 cv, a Fiat com o Brava ELX 1,6 de 106 cv e a Volkswagen com dois Golfs, o 1,6 de 101 cv e o 2,0 de 116 cv. Outras opções comparáveis são o Peugeot 306 1,8 de 112 cv, o Renault Mégane RXE 1,6 de 110 cv e o Citroën Xsara Exclusive, de mesma cilindrada e potência.

A Renault, contudo, não pôde atender a nossas solicitações por um Mégane, enquanto o 306 foi deixado de lado por estar em vias de substituição pelo 307 -- este chega já em abril, importado da França. Assim, ficamos com os cinco nacionais e com o Xsara, todos já avaliados em outras oportunidades, mas nunca reunidos pelo BCWS como neste supercomparativo.

O Golf inspira robustez, o Brava (dir.) dinamismo. Lançado em 1995, ainda tem admiradores

Concepção e estilo   Temos lado a lado um modelo lançado na Europa em 1995 (Brava), três em 1997 (Astra, Golf e Xsara) e um em 1998 (Focus), portanto todos já ultrapassando sua meia-vida. O Fiat é o único já substituído lá fora, pelo Stilo, que chega este ano ao Brasil. Essa diferença em idade coincide com a variação de temas: linhas arredondadas no Brava, arestas e ângulos no Focus e formas mais retilíneas nos três outros modelos.

O Xsara é o único já reestilizado. Rodas de 15 pol deixam o Golf 1,6 (dir.) igual ao 2,0

Todos são equilibrados e mantêm seus admiradores, embora com algumas restrições. As lanternas elevadas do Focus e a traseira "limpa" resultante não agradam a todos, assim como as luzes em três segmentos do Brava e os grandes faróis do Xsara. Este ficaria melhor com uma traseira mais arredondada, pois a atual destoa da frente adotada em 2001. Golf e Astra são mais conservadores, lembrando muito as gerações anteriores, e por isso provocam neutralidade -- nem tanta rejeição, nem tanto entusiasmo. Continua

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Data de publicação deste artigo: 26/3/02

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