Best Cars Web Site
Comparativo Completo

Carros pequenos, grande dúvida

Clique para ampliar a imagem

Quatro propostas em torno de 100 cv e R$ 30 mil, cada
uma com seus pontos altos e baixos. Qual escolher?

Chevrolet Corsa 1,8 Ford Fiesta Supercharger 1,0
Renault Clio RT 1,6 16V Volkswagen Polo Comfortline 1,6
Texto e fotos: Fabrício Samahá

Primeiro foi o Corsa, depois o Polo, logo após o Fiesta: entre março e maio últimos, três fabricantes renovaram sua oferta entre os carros pequenos, segmento que domina mais de 70% do mercado nacional. Nada mais natural que o consumidor deseje vê-los comparados entre si e, melhor ainda, confrontados a modelos conhecidos da categoria.

Com a recente redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para motores entre 1,0 e 2,0 litros, as versões na faixa de 1,6 e 1,8 litro têm tudo para crescer e dividir melhor o espaço antes dominado, por larga margem, pelas de 1,0 litro. Assim, nos últimos quatro meses o BCWS esteve empenhado em obter os pequenos em torno de 100 cv para um supercomparativo. Nossa intenção era reunir Corsa 1,8, Polo 1,6, Fiesta 1,0 Supercharger (que a própria Ford tem priorizado sobre a versão 1,6), Clio RT 1,6 16V, Palio Stile 1,6 16V e Peugeot 206 Passion ou Rallye 1,6 16V.

Clique para ampliar a imagem Primeiro da nova safra de lançamentos, o Corsa agrada bastante pelo estilo e tem o motor de maior cilindrada e torque. O desenho frontal é exclusivo do modelo brasileiro

Então surgiram os contratempos. Além da injustificável demora da Ford em emprestar o Fiesta (só no final de agosto nos foi oferecido), atrasando em cerca de dois meses a publicação do artigo, a Fiat e a Peugeot não puderam fornecer o Palio e o 206 -- no caso deste, mesmo após insistentes pedidos, pois a versão 1,6 há pouco passou a ser produzida em Porto Real, RJ e ainda não existia na frota destinada à imprensa.

Assim, ficamos com os quatro primeiros da lista inicial: os três inéditos e o Clio, que recebeu meses atrás um motor mais potente, assumindo a liderança do grupo neste aspecto. O Renault tem também o maior preço básico (veja os valores), mas vem completo nesta versão RT, até mesmo com bolsas infláveis, ar-condicionado e toca-CDs. Adicionados a seus concorrentes alguns ou todos os opcionais, é possível chegar a um equilíbrio de preços na faixa entre R$ 30 mil e R$ 32 mil, o que torna este confronto ainda mais interessante.

Último dos três novos a chegar, o Fiesta também recebeu uma frente mais agressiva na versão nacional, mas perdeu em outros aspectos. O motor de 1,0 litro com compressor é raro mesmo em termos mundiais
Clique para ampliar a imagem

Concepção e estilo   Polo e Fiesta são os mais recentes em termos mundiais, lançados em setembro de 2001 no Salão de Frankfurt. O Corsa surgiu no de Paris, um ano antes, e o Clio há bem mais tempo, no Salão de Genebra de 1998. O estilo do VW nacional é idêntico ao europeu, o Ford e o GM nem tanto -- tiveram a frente reestilizada para se adequar ao gosto local -- e o Renault se desatualizou, pois no ano passado o francês foi remodelado.

Os três mais novos são certamente mais agradáveis e atraentes, cada um a seu modo. O Polo garante forte identidade com os quatro faróis ovalados (na verdade uma peça única de cada lado), que o associam a luxuosos Mercedes-Benz e Jaguar, mas fica devendo novidades na traseira, muito semelhante às do Gol e do Golf.
Continua

Avaliações - Página principal - e-mail

Data de publicação deste artigo: 1/10/02

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados