Best Cars Web Site
Comparativo Completo

Conflito de gerações

Clique para ampliar a imagem

A novidade Fiesta, o ainda recente 206 e o veterano
líder de vendas Gol enfrentam-se na faixa de R$ 26 mil

Ford Fiesta
Personalité 1,0
Peugeot 206
Soleil 1,0 16V
Volkswagen Gol
Power 1,0 16V
Texto e fotos: Fabrício Samahá

A Ford comemora seu desempenho em 2002 como não o fazia há muitos anos: graças sobretudo ao novo Fiesta, já acumulava em novembro 118 mil unidades vendidas no ano, deixando bem para trás a Renault, que há algum tempo parecia ameaçar seu quarto lugar. Por sua vez, a Peugeot chegava a 41,3 mil carros até o mesmo mês e firmava-se na sexta posição, celebrando um crescimento de 38,7% em relação ao mesmo período de 2001.

Clique para ampliar a imagem Clique para ampliar a imagem

Mais recente dos três, o Fiesta segue modernas tendências de estilo, como a
grande altura, o pára-brisa avançado e as lanternas traseiras elevadas

Para verificar até onde a novidade fabricada em Camaçari, BA é competitiva diante do ainda recente modelo francês, naturalizado brasileiro em Porto Real, RJ, e de um campeão de vendas há 15 anos, o Best Cars Web Site colocou lado a lado o Fiesta Personalité, como é chamada a versão de 1,0 litro e aspiração natural (curiosamente o nome não aparece em lugar algum do carro), o Peugeot 206 Soleil 1,0 16V, versão de topo nesta cilindrada, e o Gol Power 1,0 16V, revitalizado por pequenas alterações de estilo na linha 2003.

Sem opcionais, o Fiesta custa R$ 20.290; o 206, R$ 24.190; e o Gol, R$ 22.071 -- mas estes dois já trazem direção assistida e outros itens que somam R$ 2.160 ao carro da Ford, levando-o a R$ 22.450. Claro que os preços sobem bastante com a adição de opcionais, que são muitos no VW (veja relação), mas é possível ter os três com os itens mais desejados na faixa de R$ 26 mil.

Clique para ampliar a imagem Clique para ampliar a imagem
Claramente o mais antigo, o desenho do Gol ainda tem admiradores -- e ficou
mais agressivo com os novos pára-choques e grade adotados na linha 2003

Concepção e estilo   Dois dos modelos são modernos mesmo em termos mundiais. O Fiesta foi lançado na Europa em setembro de 2001, no Salão de Frankfurt, e no Brasil oito meses depois. Alemão e nacional não são iguais, porém: há diferenças na grade e faróis, justificadas pelo gosto brasileiro por linhas mais agressivas, e na moldura superior das portas, que só lá avança no teto -- o que, diz-se, implica maior custo de produção.

Clique para ampliar a imagem Clique para ampliar a imagem

Único idêntico ao modelo europeu, o 206 tem no estilo ousado um ponto
alto; os faróis e lanternas alongados dão-lhe grande personalidade

Detalhes à parte, é um desenho atraente e que tem agradado à maioria. Os destaques são os faróis bem elaborados, embora apenas na aparência (são de superfície complexa, como já é usual, e com refletor único, em vez de duplo como em vários concorrentes), o formato da cabine inspirado nas minivans e as lanternas traseiras em posição elevada, o que contribui para serem vistas por uma seqüência de carros atrás. Continua

Avaliações - Página principal - e-mail

Data de publicação: 4/1/03

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados