Apresentação



S O B R E N A T U R A L



Conheça o Callaway Supernatural LeMans,

um Corvette de competição adaptado ao uso em estradas

 


Texto: Fabrício Samahá



Preparar um carro de rua à imagem e semelhança de um protótipo de corrida não é novidade, mas você certamente não vê todos os dias um modelo de competição ganhar as estradas. Este caminho inverso foi percorrido por uma versão muito especial do Corvette: o Callaway SuperNatural Le Mans.

Depois de se tornar conhecida pelos Corvette Twin Turbo de 1989, a preparadora norte-americana desenvolveu o LM sobre um modelo da quarta geração (produzida até 1996) para correr as 24 Horas de Le Mans. A idéia de "reurbanizá-lo" partiu da fábrica de pneus B.F. Goodrich, que o queria para sua campanha publicitária. O resultado é um esportivo capaz de rivalizar com qualquer peso-pesado do mercado mundial.

O Supernatural de rua e a versão de corrida que o originou (ao fundo), 40 cv mais potente


O Callaway conserva as formas da parte central do Corvette, mas ganhou nova frente e traseira. Portas, capô e pára-lamas são de fibra de carbono. Os enormes faróis, lembrando grandes olhos, dão ar agressivo à frente. Spoilers e aerofólio geram sustentação negativa, pressionando o carro contra o solo em velocidade.

O coração da fera é um V8 de 6,3 litros, extensamente retrabalhado sobre o Chevrolet LT1. Após receber virabrequim e pistões forjados, cilindros alargados, cabeçote e escapamento refeitos e comando "bravo", o 383 (sua nova cilindrada em polegadas cúbicas) é capaz de entregar 441 cv a 5.750 rpm de potência e 58,8 mkgf a 4.500 rpm de torque máximo. O câmbio permanece o ZF de seis marchas. O "veneno" da Callaway mantém os catalisadores, enquadrando o carro nas rígidas normas americanas de emissões, e o motor tem garantia de três anos ou 36 mil milhas. Mas é preciso utilizar gasolina super de alta octanagem.

O desempenho é assustador. O Le Mans arranca de 0 a 96 km/h em 4,4 segundos e atinge o quarto de milha em 12,7 segundos, de acordo com a Callaway. A velocidade máxima fica ao redor dos 300 km/h. Esses valores são ainda maiores na versão de pista, que tem 40 cv adicionais. Como o que anda bem também precisa parar e fazer curvas com perfeição, a preparadora adota freios Brembo, com antitravamento, e a suspensão recebe amortecedores ajustáveis Penske. Os pneus, claro, são B.F. Goodrich Comp T/A, em rodas RW de magnésio com aro 18 pol.

A transformação de um "simples" Corvette nessa fera não custa pouco — módicos US$ 89 mil, além do preço do carro original, nos EUA —, mas mostra com clareza o quanto a competição pode fazer pelo desenvolvimento de um carro.



CAMARO PARA EXIGENTES


Derivado do Camaro, o Callaway C8 tem 409 cv e vai de 0 a 96 em 4,7 segundos


O leque de opções da Callaway vai mais longe. Para os fãs do Chevrolet Camaro, a preparadora oferece o SuperNatural C8, com uma versão mais "mansa" do motor 383 (409 cv de potência e 57 mkgf de torque) e componentes de carroceria que o tornam bastante agressivo. Não é um "canhão" como o Corvette LM, mas vai de 0 a 96 em 4,7 segundos e chega a 278 km/h de máxima — um ganho de quase 30 km/h sobre o Camaro 5,7 V8 original.



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