Apresentação
S O B R E N
A T U R A L
Conheça o Callaway Supernatural LeMans,
um Corvette de competição adaptado ao uso em estradas
Texto: Fabrício Samahá
Preparar um
carro de rua à imagem e semelhança de um protótipo de corrida
não é novidade, mas você certamente não vê todos os dias um
modelo de competição ganhar as estradas. Este caminho inverso
foi percorrido por uma versão muito especial do Corvette: o
Callaway SuperNatural Le Mans.
Depois de se tornar conhecida pelos Corvette Twin Turbo de 1989,
a preparadora norte-americana desenvolveu o LM sobre um modelo da
quarta geração (produzida até 1996) para correr as 24 Horas de
Le Mans. A idéia de "reurbanizá-lo" partiu da fábrica
de pneus B.F. Goodrich, que o queria para sua campanha publicitária.
O resultado é um esportivo capaz de rivalizar com qualquer peso-pesado
do mercado mundial.
O Supernatural de rua e a versão de corrida que o originou (ao fundo), 40 cv mais potente
O Callaway conserva as formas da parte central do Corvette, mas
ganhou nova frente e traseira. Portas, capô e pára-lamas são
de fibra de carbono. Os enormes faróis, lembrando grandes olhos,
dão ar agressivo à frente. Spoilers e aerofólio geram sustentação
negativa, pressionando o carro contra o solo em velocidade.
O coração da fera é um V8 de 6,3 litros, extensamente
retrabalhado sobre o Chevrolet LT1. Após receber virabrequim e
pistões forjados, cilindros alargados, cabeçote e escapamento
refeitos e comando "bravo", o 383 (sua nova
cilindrada em polegadas cúbicas) é capaz de entregar 441 cv a 5.750
rpm de potência e 58,8 mkgf a 4.500 rpm de torque máximo. O câmbio
permanece o ZF de seis marchas. O "veneno" da Callaway
mantém os catalisadores, enquadrando o carro nas rígidas normas
americanas de emissões, e o motor tem garantia de três anos ou
36 mil milhas. Mas é preciso utilizar gasolina super de alta
octanagem.
O desempenho é assustador. O Le Mans arranca de 0 a 96 km/h em 4,4
segundos e atinge o quarto de milha em 12,7 segundos, de acordo
com a Callaway. A velocidade máxima fica ao redor dos 300 km/h.
Esses valores são ainda maiores na versão de pista, que tem 40
cv adicionais. Como o que anda bem também precisa parar e fazer
curvas com perfeição, a preparadora adota freios Brembo, com
antitravamento, e a suspensão recebe amortecedores ajustáveis
Penske. Os pneus, claro, são B.F. Goodrich Comp T/A, em rodas RW
de magnésio com aro 18 pol.
A transformação de um "simples" Corvette nessa fera não
custa pouco módicos US$ 89 mil, além do preço do
carro original, nos EUA , mas mostra com clareza o
quanto a competição pode fazer pelo desenvolvimento de um carro.
CAMARO PARA
EXIGENTES
Derivado do Camaro, o
Callaway C8 tem 409 cv e vai de 0 a 96 em 4,7 segundos
O leque de opções
da Callaway vai mais longe. Para os fãs do Chevrolet Camaro, a
preparadora oferece o SuperNatural C8, com uma versão mais
"mansa" do motor 383 (409 cv de potência e 57 mkgf de
torque) e componentes de carroceria que o tornam bastante
agressivo. Não é um "canhão" como o Corvette LM, mas
vai de 0 a 96 em 4,7 segundos e chega a 278 km/h de máxima
um ganho de quase 30 km/h sobre o Camaro 5,7 V8 original.
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