Apresentação



A ÚLTIMA DA CALLAWAY



Os donos de Corvette da quinta geração já têm
onde diferenciar seu carro - e fazê-lo andar ainda mais

 


Texto: Fabrício Samahá



Era previsível: depois de dar novo ímpeto aos Corvette de quarta geração (
clique aqui para saber mais) e Camaro, a Callaway - preparadora de Old Lyme, Connecticut, EUA - não poderia deixar de assinar sua versão do Corvette C5, lançado em 1997. O resultado, desenvolvido em parceria com a IVM Engineering alemã, estava no último Salão de Genebra, em março: o Callaway C12.

Do carro original sobra muito pouco, de modo que o dono de um C12 não será confundido com os simples mortais que compram o Vette como ele vem da fábrica. A nova carroceria, 30 cm mais longa, mais larga e mais baixa, é um composto de fibra de vidro e de carbono. Faróis ovalados com lentes em plástico plexiglass, saias e spoilers acentuados, lanternas traseiras de Opel Tigra e uma maior e mais agressiva protuberância na parte central do capô tornam o Corvette irreconhecível e dão grande agressividade ao C12. A Callaway informa não ter usado túnel de vento para trabalhar nas formas do carro, apenas rigorosas simulações em computador que garantem sua precisão direcional.

A nova carroceria em fibra de vidro e de carbono, 30 cm mais longa,
abandona as lanternas redondas pelas do Opel Tigra


O interior emprega couro, alumínio e fibra de carbono para combinar luxo e esportividade. Conveniências da vida moderna não foram esquecidas, como computador de bordo, ajuste elétrico dos bancos, com memória para o do motorista, e controles automáticos de velocidade e da temperatura do ar-condicionado. Há também retrovisores antiembaçantes, trava das portas acionada à distância, duas bolsas infláveis e cintos com pretensionadores.

O motor LS1 do Corvette original, um V8 de 5,7 litros todo de alumínio, sofre uma transformação nas oficinas da Callaway. Pistões, bielas e comando de válvulas são substituídos e o sistema de escapamento é reprojetado, para reduzir significativamente a restrição aos gases. O silenciador traseiro é visível, coberto apenas por uma placa perfurada. A potência máxima de 350 cv passa para 440 cv, suficiente para levá-lo de 0 a 96 km/h em 4,3 segundos e a atingir uma velocidade máxima de 304 km/h.

A suspensão é redesenhada e ganha novos amortecedores ajustáveis e braços de controle especiais em aço inoxidável. Os freios vêm nada menos que do Ferrari F50, um conjunto Brembo com discos de 355 mm e pinças de quatro pistões - mas a preparadora anuncia para breve seu próprio sistema, ainda mais potente. Os sistemas de freios antitravamento e de controle de tração são mantidos. As rodas de 19 pol., calçadas por pneus Pirelli P-Zero - os traseiros da série 25! -, ajudam a explicar o objetivo da Callaway de superar 1 g (equivalente à aceleração da gravidade) de aceleração lateral.

Todo retrabalhado, o motor V8 passa a desenvolver 440 cv e a levar o esportivo a 304 km/h!


Para alguns deles será uma heresia abandonar as quatro lanternas traseiras redondas, mas os donos do Corvette de quinta geração já têm uma alternativa para se destacar (ainda mais) na multidão e encarar sem medo feras da estirpe de Porsche 911 e Ferrari 456 M. Como a exclusividade tem um preço, o do C12 está longe do alcance da maioria: US$ 140 mil nos EUA, incluído aí o Corvette original sacrificado na cirurgia.

 


FICHA TÉCNICA


MOTOR - Longitudinal, 8 cilindros em V; comando no bloco, 16 válvulas. Diâmetro e curso: 99 x 92 mm. Cilindrada: 5.665 cm3. Taxa de compressão: 10,3:1. Potência máxima: 440 cv a 6.300 rpm. Torque máximo: 53 mkgf a 5.200 rpm. Injeção multiponto seqüencial.

CÂMBIO - manual, 6 marchas; tração traseira.

FREIOS - dianteiros e traseiros a disco ventilado; antitravamento.

DIREÇÃO - de pinhão e cremalheira; assistência hidráulica; diâmetro de giro, 11,7 m.

SUSPENSÃO - dianteira e traseira, independente com braços curtos e longos, mola transversal e barra estabilizadora.

RODAS - dianteiras, 10,5 x 19 pol.; traseiras, 12,5 x 19 pol.; pneus dianteiros, 295/30 ZR 19; pneus traseiros, 335/25 ZR 19.

DIMENSÕES - comprimento, 4,852 m; largura, 1,998 m; altura, 1,197 m; entre-eixos, 2,660 m; capacidade do tanque, 72,3 l; porta-malas, ND; peso, 1.480 kg.


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