Apresentação
A
ÚLTIMA DA CALLAWAY
Os donos
de Corvette da quinta geração já têm
onde
diferenciar seu carro - e fazê-lo andar ainda mais
Texto:
Fabrício Samahá
Era previsível: depois de dar novo ímpeto aos Corvette de
quarta geração (clique aqui para saber mais) e Camaro, a Callaway -
preparadora de Old Lyme, Connecticut, EUA - não poderia deixar
de assinar sua versão do Corvette C5, lançado em 1997. O
resultado, desenvolvido em parceria com a IVM Engineering alemã,
estava no último Salão de Genebra, em março: o Callaway C12.
Do carro original sobra muito pouco, de modo que o dono de um C12
não será confundido com os simples mortais que compram o Vette
como ele vem da fábrica. A nova carroceria, 30 cm mais longa,
mais larga e mais baixa, é um composto de fibra de vidro e de
carbono. Faróis ovalados com lentes em plástico plexiglass,
saias e spoilers acentuados, lanternas traseiras de Opel Tigra e
uma maior e mais agressiva protuberância na parte central do
capô tornam o Corvette irreconhecível e dão grande
agressividade ao C12. A Callaway informa não ter usado túnel de
vento para trabalhar nas formas do carro, apenas rigorosas
simulações em computador que garantem sua precisão direcional.
A
nova carroceria em fibra de vidro e de carbono, 30 cm mais longa,
abandona as lanternas redondas pelas do Opel Tigra
O interior emprega couro, alumínio e fibra de carbono para
combinar luxo e esportividade. Conveniências da vida moderna
não foram esquecidas, como computador de bordo, ajuste elétrico
dos bancos, com memória para o do motorista, e controles
automáticos de velocidade e da temperatura do ar-condicionado.
Há também retrovisores antiembaçantes, trava das portas
acionada à distância, duas bolsas infláveis e cintos com
pretensionadores.
O motor LS1 do
Corvette original, um V8 de 5,7 litros todo de alumínio, sofre
uma transformação nas oficinas da Callaway. Pistões, bielas e
comando de válvulas são substituídos e o sistema de
escapamento é reprojetado, para reduzir significativamente a
restrição aos gases. O silenciador traseiro é visível,
coberto apenas por uma placa perfurada. A potência máxima de
350 cv passa para 440 cv, suficiente para levá-lo de 0 a 96 km/h
em 4,3 segundos e a atingir uma velocidade máxima de 304 km/h.
A suspensão é redesenhada e ganha novos amortecedores
ajustáveis e braços de controle especiais em aço inoxidável.
Os freios vêm nada menos que do Ferrari F50, um conjunto Brembo
com discos de 355 mm e pinças de quatro pistões - mas a
preparadora anuncia para breve seu próprio sistema, ainda mais
potente. Os sistemas de freios antitravamento e de controle de
tração são mantidos. As rodas de 19 pol., calçadas por pneus
Pirelli P-Zero - os traseiros da série 25! -, ajudam a explicar
o objetivo da Callaway de superar 1 g (equivalente à
aceleração da gravidade) de aceleração lateral.
Todo
retrabalhado, o motor V8 passa a desenvolver 440 cv e a levar o
esportivo a 304 km/h!
Para alguns deles será uma heresia abandonar as quatro lanternas
traseiras redondas, mas os donos do Corvette de quinta geração
já têm uma alternativa para se destacar (ainda mais) na
multidão e encarar sem medo feras da estirpe de Porsche 911 e
Ferrari 456 M. Como a exclusividade tem um preço, o do C12 está
longe do alcance da maioria: US$ 140 mil nos EUA, incluído aí o
Corvette original sacrificado na cirurgia.
FICHA TÉCNICA
MOTOR - Longitudinal, 8 cilindros em V;
comando no bloco, 16 válvulas. Diâmetro e curso: 99 x
92 mm. Cilindrada: 5.665 cm3. Taxa de compressão:
10,3:1. Potência máxima: 440 cv a 6.300 rpm. Torque
máximo: 53 mkgf a 5.200 rpm. Injeção multiponto
seqüencial.
CÂMBIO - manual, 6
marchas; tração traseira.
FREIOS - dianteiros e
traseiros a disco ventilado; antitravamento.
DIREÇÃO - de pinhão e
cremalheira; assistência hidráulica; diâmetro de giro,
11,7 m.
SUSPENSÃO - dianteira e
traseira, independente com braços curtos e longos, mola
transversal e barra estabilizadora.
RODAS - dianteiras, 10,5 x
19 pol.; traseiras, 12,5 x 19 pol.; pneus dianteiros,
295/30 ZR 19; pneus traseiros, 335/25 ZR 19.
DIMENSÕES - comprimento,
4,852 m; largura, 1,998 m; altura, 1,197 m; entre-eixos,
2,660 m; capacidade do tanque, 72,3 l; porta-malas, ND;
peso, 1.480 kg.
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