Apresentação



Passeio em alta velocidade

De um roadster para curtir a paisagem, a BMW fez um

esportivo para deixá-la para trás bem depressa

 


Texto: Fabrício Samahá



Manda a tradição que um roadster — conversível esportivo de dois lugares — sirva para agradáveis passeios por estradas de montanha, propiciando aos ocupantes descontração e integração com a natureza. Não que o Z3 M, versão mais apimentada deste BMW fabricado na Carolina do Sul, Estados Unidos, não sirva para isso. Mas você dificilmente resistiria à tentação de acelerá-lo até o limite — e de deixar a paisagem para trás, bem depressa.


A receita do Z3 M é simples: o já conhecido Z3 (antes disponível com motores de 1,8, 1,9 e 2,8 litros, entre 115 e 192 cv) com o motor do sedã M3, um 3,2 litros preparado pela Motorsport. A potência máxima, assim, pulou para estonteantes 321 cv a 7.400 rpm — 57% a mais que o Porsche Boxster, até então o campeão da categoria, e mais potente até que o novo 911. Suficientes para levá-lo de 0 a 100 em 5,4 segundos e à velocidade máxima (limitada num acordo de cavalheiros entre marcas alemãs) de 250 km/h.

Instrumentos com moldura cromada, revestimentos em couro na cor da carroceria: interior nada discreto


A identificação visual do M se faz pelas generosas rodas de 17 pol., com pneus traseiros 245/40. Em relação à versão 2,8, que já trazia pára-lamas traseiros mais largos, foram adotados novas saídas de ar laterais, pára-choques com efeito aerodinâmico (geram sustentação negativa) e quatro desafiadoras saídas de escape que fizeram subir a placa traseira. Não foi muito — mas o bastante para realçar fortemente a esportividade do Z3.

A aparência interna choca: o revestimento em couro (painel e console incluídos) mescla o preto à cor da carroceria. Os instrumentos receberam molduras cromadas, bem como a base da alavanca de câmbio e os comandos de ventilação. No porta-malas, um recurso singular: um compressor para encher pneus, ligado ao acendedor de cigarros, que permitiu dispensar o estepe. Em caso de dano irreparável ao pneu, basta ligar para a assistência BMW e aguardar uma nova roda.

O motor do M3 chegou pronto ao Z3 M. É um seis-cilindros aspirado, com variador de fase no comando de válvulas e não apenas potente: a curva de torque é quase plana de 3.000 a 6.000 rpm, e aos 1.500 giros já há mais de 30 mkgf! O câmbio tem cinco marchas, e não seis como no sedã. O diferencial é autobloqueante, as molas mais baixas (em 10%) e os amortecedores mais duros. As suspensões foram ainda reforçadas, mas um controle de tração seria oportuno para facilitar a transmissão ao solo dos poderosos 321 cv.

A BMW saiu na frente e lançou seu roadster esportivo antes da Mercedes e da Porsche. O Z3 M pode ter causado desgosto aos tunners alemães — especialistas em preparação —, mas certamente dará a seus compradores o raro prazer de acelerar um conversível muito, muito rápido.


FICHA TÉCNICA

MOTOR - Longitudinal, 6 cilindros em linha; duplo comando no cabeçote, 24 válvulas. Cilindrada: 3.201 cm3. Potência máxima: 321 cv a 7.400 rpm. Torque máximo: 35,7 mkgf a 3.250 rpm. CÂMBIO - manual, 5 marchas; tração traseira. FREIOS - dianteiros e traseiros a disco ventilado; antitravamento. DIREÇÃO - assistida. RODAS - dianteiras, 7,5 x 17 pol.; traseiras, 9 x 17 pol.; pneus dianteiros, 225/45 ZR 17; pneus traseiros, 245/40 ZR 17. DIMENSÕES - comprimento, 4,025 m; largura, 1,740 m; entre-eixos, 2,459 m; capacidade do tanque, 51 l; peso, 1350 kg.


Supercarros

Página principal

© Copyright 1998 - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados