Apresentação
Passeio em alta
velocidade
De
um roadster para curtir a paisagem, a BMW fez um
esportivo
para deixá-la para trás bem depressa
Texto: Fabrício
Samahá
Manda a tradição que um roadster
conversível esportivo de dois lugares sirva para
agradáveis passeios por estradas de montanha, propiciando aos
ocupantes descontração e integração com a natureza. Não que
o Z3 M, versão mais apimentada deste BMW fabricado na Carolina
do Sul, Estados Unidos, não sirva para isso. Mas você
dificilmente resistiria à tentação de acelerá-lo até o
limite e de deixar a paisagem para trás, bem depressa.
A receita do Z3 M é simples: o já conhecido Z3 (antes disponível
com motores de 1,8, 1,9 e 2,8 litros, entre 115 e 192 cv) com o
motor do sedã M3, um 3,2 litros preparado pela Motorsport. A potência
máxima, assim, pulou para estonteantes 321 cv a 7.400 rpm
57% a mais que o Porsche Boxster, até então o campeão da
categoria, e mais potente até que o novo 911. Suficientes para
levá-lo de 0 a 100 em 5,4 segundos e à velocidade máxima (limitada
num acordo de cavalheiros entre marcas alemãs) de 250 km/h.
Instrumentos com moldura cromada, revestimentos em
couro na cor da carroceria: interior nada discreto
A identificação visual do M se faz pelas generosas rodas de 17
pol., com pneus traseiros 245/40. Em relação à versão 2,8,
que já trazia pára-lamas traseiros mais largos, foram adotados
novas saídas de ar laterais, pára-choques com efeito aerodinâmico
(geram sustentação negativa) e quatro desafiadoras saídas de
escape que fizeram subir a placa traseira. Não foi muito
mas o bastante para realçar fortemente a esportividade do Z3.
A aparência interna choca: o revestimento em couro (painel e
console incluídos) mescla o preto à cor da carroceria. Os
instrumentos receberam molduras cromadas, bem como a base da
alavanca de câmbio e os comandos de ventilação. No porta-malas,
um recurso singular: um compressor para encher pneus, ligado ao
acendedor de cigarros, que permitiu dispensar o estepe. Em caso
de dano irreparável ao pneu, basta ligar para a assistência BMW
e aguardar uma nova roda.
O motor do M3 chegou pronto ao Z3 M. É um seis-cilindros
aspirado, com variador de fase no comando de válvulas e não
apenas potente: a curva de torque é quase plana de 3.000 a 6.000
rpm, e aos 1.500 giros já há mais de 30 mkgf! O câmbio tem
cinco marchas, e não seis como no sedã. O diferencial é
autobloqueante, as molas mais baixas (em 10%) e os amortecedores
mais duros. As suspensões foram ainda reforçadas, mas um
controle de tração seria oportuno para facilitar a transmissão
ao solo dos poderosos 321 cv.
A BMW saiu na frente e lançou seu roadster esportivo antes da
Mercedes e da Porsche. O Z3 M pode ter causado desgosto aos tunners
alemães especialistas em preparação , mas
certamente dará a seus compradores o raro prazer de acelerar um
conversível muito, muito rápido.
FICHA TÉCNICA
MOTOR
- Longitudinal, 6 cilindros em linha; duplo comando no
cabeçote, 24 válvulas. Cilindrada: 3.201 cm3. Potência
máxima: 321 cv a 7.400 rpm. Torque máximo: 35,7 mkgf a
3.250 rpm. CÂMBIO - manual, 5 marchas; tração
traseira. FREIOS - dianteiros e traseiros a disco
ventilado; antitravamento. DIREÇÃO - assistida. RODAS
- dianteiras, 7,5 x 17 pol.; traseiras, 9 x 17 pol.;
pneus dianteiros, 225/45 ZR 17; pneus traseiros, 245/40
ZR 17. DIMENSÕES - comprimento, 4,025 m; largura,
1,740 m; entre-eixos, 2,459 m; capacidade do tanque, 51 l;
peso, 1350 kg.
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