Apresentação



BMW Z3 vai ganhar irmão maior



A marca alemã vai produzir o carro-conceito Z07, mostrado
em Tóquio: um roadster com motor V8 e 440 cv

 


Texto: Henrique Mendonça



Aproveitando a onda "retro", a BMW apresentou no Salão de Tóquio de 1997 o carro-conceito Z07. Um protótipo do roadster foi visto disfarçado em testes na neve, o que confirma que será produzido numa série limitada de 5.000 unidades -- como ocorreu com o Z1, apresentado em 1986 como conceito e produzido em pequena série de 1987 a 1991.

O interior em couro vermelho tem painel centralizado e volante de quatro raios, que não deverão ser mantidos no carro de produção

Desenhado por Dutchman Adrian, o Z07 homenageia o BMW 507 feito entre 1956 e 1959. Chris Bangle, chefe de estilo da marca, define-o como a forma que o 507 assumiria se produzido ainda hoje. As formas sinuosas, o longo capô e detalhes como a grade dianteira ou as saídas de ar dos pára-lamas não deixam dúvidas quanto a esse parentesco. Já o prolongamento do encosto do motorista, que alguns podem associar ao Batmóvel, tem origens no Jaguar D-Type da mesma época.

Mas só mesmo o estilo lembra o antigo BMW: as luzes são de xenônio, detalhes em alumínio e fibra de carbono não faltam, e o capô abriga um moderno motor V8 de 5 litros, com comando variável e 440 cv, baseado no do novo M5. Acoplado a um câmbio de seis marchas, essa usina leva o Z07 de 0 a 100 km/h em apenas 4,2 segundos e à velocidade máxima (limitada eletronicamente) de 250 km/h. As rodas têm aro 18 pol., tala 8 pol. na frente e 9 pol. atrás; os pneus são 275/45 ZR 18.

O prolongamento do encosto do motorista no Z07: detalhe inspirado no Jaguar D-Type

O interior, todo em couro vermelho, traz os instrumentos do painel centralizados, detalhe que não deverá ser mantido no carro de linha por funcionalidade. O volante de quatro raios lembra modelos antigos da marca e também deve dar lugar a um mais moderno, para abrigar a bolsa inflável. Esperam-se versões roadster (aberto) e cupê. O preço do Z07 vai ser de assustar: cerca de US$ 150 mil nos EUA. Mas ele vale o quanto pesa; afinal, trata-se de um BMW capaz de deixar para trás esportivos de renome, como Ferrari F355 e Porsche 911.



Volta à lista de supercarros

Volta à página principal


© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados